Formada por meio de acordos e tratados assinados desde o início da década de 1950, a União Europeia reúne hoje 27 países, entre eles algumas das maiores potências econômicas do globo, como Alemanha, Reino Unido e França. A importância econômica desse bloco pode ser observada pelo valor do seu PIB, em torno de 17,5 trilhões de dólares, superior ao dos Estados Unidos (15 trilhões de dólares), e também pelo poderio do seu comércio, que representa cerca de 34% de total mundial. Todos estes fatos representam a formação da União Europeia.
Os objetivos iniciais do bloco, criado ainda na década de 1950, visavam promover a recuperação econômica dos países-membros que haviam sido devastados pela Segunda Guerra Mundial. Do ponto de vista político, sua criação também buscava deter o crescente avanço da influência estadunidense, ocorrida com a implantação do Plano Marshall, e ao mesmo tempo, impedir o eminente avanço do socialismo que ocorreu no Leste Europeu.
Desde então, os acordos firmados estenderam a outros países do continente, culminado com a criação do bloco, que recebeu o nome atual somente ma década de 1990, após assinatura do Tratado de Maastricht. É o bloco mais antigo em formação e também o que se encontra em estágio mais avançado de integração. Por conta disso, a União Europeia tem servido de modelo para outros blocos que buscam aprofundar o nível de integração econômica, política e ,monetária entre seus países.
União Europeia – Acordos
Os acordos que levaram ao estreitamento dos laços políticos e econômicos entre os países da União Europeia, como a queda das barreiras alfandegárias, a cobrança de tarifa externa comum e a livre circulação de mão de obra, capitais e serviços, foram aprofundados com a criação de uma moeda única, o euro, que desde primeiro de janeiro de 2002 circula entre os membros do bloco, exceto no Reino Unido e na Dinamarca , que não abriram a mão de suas moedas. Segundo a Comissão Europeia de Assuntos Econômicos e financeiros, a Suécia não preenchem as condições estabelecidas para adoção da moeda. Desde então, a União Europeia tornou-se uma união econômica e monetário de fato com o Banco Central Europeu, sediado em Frankfurt, Alemanha, exercendo o controle cambial e monetário para garantir a estabilidade dos preços em toda a zona do euro.
Além do Banco Central Europeu, responsável pela política econômica e monetária do bloco, a complexa integração entre os países da União Europeia ocorre por meio de instituições que regem decisões em outras áreas. As principais instituições são o Parlamento Europeu, o Conselho da União Europeia e a Comissão Europeia, envolvidos no processo legislativo; o Tribunal de Justiça, que assegura o cumprimento da legislação europeia; o Tribunal de contas, responsável por fiscalizar o financiamento das atividades do bloco; além do comitê econômico e social, representante civil.