fatocurioso.com.br

Tudo sobre Revolução Inglesa

Na Sociologia, o termo revolução é utilizado para designar a transformação radical das estruturas sociais, políticas e econômicas de uma sociedade. Outros tipos de alteração podem ser chamados de reformas sociais ou de mudanças parciais. De acordo com o pensador italiano Umberto Melotti, tanto o reformador quanto ao revolucionário almejam mudanças sociais. Entretanto, as mudanças propostas pelos reformadores não se contrapõem aos interesses das classes dominantes, podendo até ser utilizadas para consolidar sua permanência no poder. Já uma revolução se opõe aos interesses das classes dominantes, pois tem por objetivo tirá-las do poder. Sendo assim acompanhe o artigo Tudo sobre a Revolução Inglesa .

Os reformadores procuram alterar elementos não essenciais, reparando determinados problemas para garantir a manutenção da situação vigente. As reformas ocorrem em muitos países sempre que instala uma crise política ou econômica. O revolucionário, por sua vez, objetiva destruir o existente para reconstruir a sociedade em novas bases. Como há sempre quem resistas às transformações e quem lute por elas, pode-se dizer que analisar as mudanças sociais implica analisar conflitos, desenvolvendo assim o artigo Tudo sobre Revolução Inglesa.


Tudo sobre Revolução Inglesa

A revolução inglesa foi um movimento em que parte dos senhores de terras e comerciantes se insurgiram contra o poder absoluto do rei e de seus associados (principalmente a nobreza e o clero, que nada produziam). Iniciado em 1642, tinha como objetivo limitar e condicionar esse poder a determinadas funções, impedindo o controle do comércio e da indústria e a criação de impostos pelo rei sem autorização do Parlamento. Após prolongado conflito civil, as forças políticas que lutavam contra o absolutismo derrubaram a monarquia, em 1649, e proclamaram a república. Esse movimento tornou possível a eliminação dos últimos laços que prendiam ingleses a uma sociedade feudal.

A monarquia restaurada em 1660, mas o rei e os nobres perderam os poderes anteriores. O Parlamento havia adquirido força política e dividia o poder com a monarquia. Era o grande passo para que o mercantilismo se expandisse e como consequência, processo de industrialização se desenvolvesse a partir do século seguinte. O fundamental nesse processo foi a implantação de uma série de direitos que hoje são considerados universais. Mas foi um movimento em um único país e alterou substancialmente a situação apenas em uma sociedade. Só posteriormente teve repercussão maior de Tudo sobre Revolução Inglesa.

Nos anos de 1641 e 1649, foram os anos da guerra civil, pois foi de total importância para a Revolução Inglesa. Este conflito foi travado entre o exército real (com o apoio dos senhores feudais) e os apoiadores do parlamento, denominados cabeças-redondas, que, em seu grande número, eram puritanos burgueses que tinham como líder Oliver Cromwell. No primeiro ano da guerra civil, o rei teve apoio dos aristocratas das regiões norte e sul da Inglaterra, além da burguesia abastada. No ano de 1645, após diversos problemas, os cabeças redondas, tendo seu exército com nome de New Model Army, venceram a cavalaria real no conflito de Naseby e fizeram com que Carlos I fosse para a Escócia, onde tinham muitos inimigos. O rei acabou sendo capturado e vendido ao parlamento da Inglaterra, onde foi executado. Todos estes acontecimentos se incluem em Tudo sobre Revolução Inglesa.

Tudo sobre Revolução Inglesa – Guerra Civil

Leia mais, Auguste Comte.

Sair da versão mobile