Em uma totalidade podemos dizer que os seres vivos diferem da matéria bruta, portanto são constituídos por células. Sendo que, as células são a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas, tendo cada uma sua função específica. O conteúdo abordado de Tudo sobre células, abrange desde a função de cada unidade celular até os organismos que fazem a célula realizar suas devidas funções.
Podemos afirmar que as células têm a capacidade de reprodução, sofrendo assim mudanças em seu material genético. Sendo esse um dos motivos pelos quais se discute se eles são seres vivos ou não. É a unidade estrutural de qualquer ser vivo, pois até mesmo isolada ou em grupos com outras células têm a condição de formar todo o ser vivo ou parte dele. Podendo contar com todo o “material” necessário para a realização das funções de um ser vivo, como por exemplo, nutrição, produção de energia e reprodução.
Todo o tipo de célula presente em nosso organismo, têm sua devida função. No entanto, todas as células desempenham uma atividade conjunta, trabalhando por um processo integrado com as demais células do corpo. Tornando-se uma espécie de sociedade de células, que juntas cooperam umas com as outras, operando cada uma sua função. A totalidade de todas as células, garantem a manutenção vital. Não perca esta postagem de Tudo sobre células.
Tudo sobre células – Organelas da célula animal
Estas organelas celulares são estruturas dispostas no citosol, encontradas dentro do citoplasma das células eucariontes. Estes tipos de estruturas funcionam de formas distintas que, produzem as características de vida associadas ás células.
Em uma célula eucariótica animal existem três tipos de componentes simples:
1)Membrana Plasmáticas
2)Citoplasma
3)Material Genético
Veja a seguir, acerca das organelas de uma célula animal e suas devidas funções:
1)Citoesqueleto
Este possui filamentos proteicos, como microtúbulos, que têm como responsabilidade dar forma a célula. Juntamente, participa do transporte de substâncias.
2)Ribossomos
Estes têm a formação concedida pelo RNA ribossômico, sendo responsáveis pela produção de proteínas. Podendo ser encontrados ou adquiridos nas paredes do retículo endoplasmático.
3)Retículo endoplasmático rugoso (RER)
Sua devida função está ligada á síntese proteica, apresentando ribossomos ligados à sua membrana externa, no RER a maioria das proteínas é secretada.
4)Retículo endoplasmático liso (REL)
A principal função deste retículo, está ligada a síntese de lipídios, óleos e esteroides (incluindo os hormônios sexuais estrogênio e testosterona).
5)Complexo de Golgi
Está localizado perto do núcleo celular, sendo formado por sáculos achatados e vesículas. Sendo a organelas responsável pela secreção celular.
6)Lisossomos
Ligada as origens do aparelho de Golgi, os lisossomos são bolsas membranosas que detém enzimas capazes de digerir substâncias orgânicas. Sendo responsável pela digestão intracelular e a sua produção excessiva pode acabar com uma célula por autodigestão.
7)Mitocôndrias
Estas são localizadas em praticamente todas as células eucariotas, incluindo animais, plantas, fungos e a maioria dos protistas. Fazendo uma relação com os cloroplastos, estas organelas possuem material genético próprio. Sua principal função é produzir energia (ATP) a partir dos metabólicos.
8)Cloroplastos
Sua principal função é a produção fotossintética dos carboidratos, presentes em células de plantas e em alguns organismos fotossintetizantes.
9)Peroxissomos
Sua formação está ligada por serem bolsas membranosas, que contêm tipos de enzimas digestivas e, além dessas enzimas que degrada, gorduras e aminoácidos, eles possuem imensa quantidade de catalase.
10)Centríolos
Estes não são envolvidos por membrana, atuando num processo de divisão celular, ligados à organização do citoesqueleto e aos movimentos de flagelos e cílios.
Tudo sobre células – Organelas da célula vegetal
A chamada célula vegetal possui diversas organelas em seu interior. Cada uma destas organelas têm sua devidas funções e valores no meio celular. Tendo uma fundamental importância para o funcionamento celular e vital.
1)Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso
Tem a responsabilidade de ampliar a superfície interna da célula, favorecendo a troca de substâncias entre a parte interna externa da célula. Tendo o poder de armazenamento de substâncias retiradas do hialoplasma e síntese de lipídios.
2)Núcleo Celular
Controla e regula as reações químicas que ocorrem no interior da célula, contendo as informações genéticas da célula.
3)Complexo de Golgi
Como explanado acima, têm a função de secreção celular.
4)Ribossomos
Formação de cadeias proteicas.
5)Plastos
Armazenamento de substancias usadas na nutrição dos vegetais (leucoplastos); realizar a fotossíntese (cloroplastos).
6)Mitocôndrias
Fornecimento de energia para o metabolismo celular.
7)Vacúolos
Principal atuante na regulação osmótica e armazenamento de diversas substancias.
8)Peroxissomos
Atuação no metabolismo dos lipídios e no processo de fotorespiração.