Na Europa do final do século XIX e início do século XX, as disputas imperialistas e o acirramento das rivalidades entre as potências industriais promoveram o estabelecimento de aliança militares, que culminaram com a formação de dois blocos antagônicos: de um lado, a Tríplice Aliança (Alemanha, Itália e Áustria-Hungria); do outro, a Tríplice Entente (Grã-Bretanha, França e Rússia). Todos esses fatos são de Tudo sobre a Primeira Guerra Mundial.
Os atritos e as divergências entre essas potências criaram, no continente um clima de grande tensão, alimentado por razões diversas, entre as quais se destacam Tudo sobre a Primeira Guerra Mundial:
1)As disputas pela posse de territórios coloniais;
2)A exacerbação do nacionalismo de algumas populações, como as que se encontravam sob o jugo de impérios como o da Áustria-Hungria e o da Rússia e ansiavam pela independência;
3)Os revanchismos, como o que a França mantinha em relação à Alemanha em virtude da humilhante derrota sofrida na guerra franco-prussiana da qual os alemães saíram vitoriosos.
Tais questões colocavam o continente europeu à beira de uma guerra. E isso de fato ocorreu após o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono do império Austro-Húngaro, e de sua esposa em junho de 1914, quando visitava a Sarajevo, capital da Bósnia. O crime cometido por um estudante sérvio pertencente ao grupo nacionalista que se opunha à presença Áustria-Hungria, que declarou guerra à Rússia e à França.
Em seguida, foi a vez de o governo britânico declarar guerra aos alemães. Em poucas semanas, o conflito que deveria ficar restrito aos Bálcãs se estendeu pelo continente e transformou-se em uma guerra europeia. Em 1915, a Itália rompeu os acordos com a Tríplice Aliança e entrou na guerra ao lados dos britânicos e dos franceses em troca de algumas colônias alemãs que seriam conquistadas ao término do conflito; promessa aliás, não cumprida.
Tudo sobre a Primeira Guerra Mundial – Primeiros anos
Em seus, primeiros anos, a guerra envolveu epenas nações europeias, embora vários países do continente assumissem oficialmente sua neutralidade em relação ao conflito, como Bélgica, Suíça, e Luxemburgo. Mas, a partir de 1917, a guerra assumiu caráter mundial ao envolver países de outros continentes, como o Japão e os Estados Unidos, que nela entraram contra os alemães, lutando ao lado da Tríplice Entente. Os japoneses se envolveram no conflito com o objetivo de se apoderar dos territórios coloniais alemães na região do Pacífico, enquanto os EUA, tradicionais fornecedores de armamentos aos seus aliados que lutavam contra os alemães, ingressaram militarmente no conflito após a saída da Rússia, que foi motivada pela eclosão da Revolução Russa em 1917.
A participação dos Estados Unidos mudou completamente os rumos e o destino da guerra. O envio de um grande número de soldados e armas assegurou a vitória sobre o exército alemão e seus aliados. A Alemanha assinou o armistício em 11 de novembro de 1918.
Tudo sobre a Primeira Guerra Mundial – Tratado de Versalhes e a Liga das nações
Oficialmente o término da Primeira Guerra Mundial, ocorreu em 28 de junho de 1919, com a assinatura do Tratado de Versalhes. Seu ponto central foi obrigar a Alemanha a aceitar o fato de ser considerada a única responsável pela eclosão da guerra e assumir todos os custos decorrentes de grande destruição causada pelo conflito. Além do pagamento de pesadíssimas indenizações de guerra, a Alemanha também foi obrigada a renunciar a suas colônias e ceder parte de ser território aos vencedores: a Alsácia Lorena, por exemplo, foi devolvida à França, e partes da Alta Silésia foram devolvidas para a Polônia e a Tchecoslováquia.
No campo militar, os alemães foram duramente punidos com a redução de suas forças armadas e de seu poderio bélico. O Tratado de Versalhes instituiu também a criação da Liga das nações, organização de âmbito internacional que tinha como propósito defender a diplomacia e a paz entre os países; a fim de se evitar novos conflitos armados. Com sede e Genebra, na Suíça, a Liga das Nações permaneceu vigente até 1946, quando se autodissolveu. Todos estes fatos foram de Tudo sobre a Primeira Guerra Mundial.