A partir da década de 1970, alguns países do Sudeste Asiático, até então de economia essencialmente agrária, com escassos recursos minerais e combustíveis fósseis, de população pouco numerosa e alto índice de analfabetismo, passaram por um rápido processo de industrialização e crescimento econômico. Por conta da projeção econômica alcançada por eles no cenário mundial, esses países – Coreia do Sul, Taiwan, Singapura e Hong Kong, se tornaram conhecidos como Tigres Asiáticos. Todos estes fatos decorreram sobre os Tigres Asiáticos .
O crescimento econômico que alcançaram, embora guardadas suas particularidades, ocorreu com uma forte participação do Estado, mediante a adoção de um conjunto de medidas estratégicas voltadas para o desenvolvimento da atividade industrial também para o aumento das exportações. Entre outras medidas, a política de desenvolvimento adotada por esses países inclui:
1)Grandes investimentos em infraestrutura (transporte e energia);
2)Incentivo direto às exportações com diminuição dos impostos sobre os produtos exportados;
3)Aumento de carga tributária, como forma de conter o consumo e elevar o nível da poupança interna;
4)Aplicação dos maciços investimentos em educação, necessários para aumentar a qualificação da mão de obra e sustentar o crescimento econômico.
Por meio dessas medidas, Coreia do Sul, Taiwan, Singapura e Hong Kong criaram uma nova estrutura econômica, alcançando resultados espetaculares. Houve um vertiginoso crescimento de suas economias, acompanhado pela melhoria nas condições de vida de seus habitantes, com aumento da renda salarial, diminuição do desemprego, queda acentuada do analfabetismo e da pobreza.
Tigres Asiáticos – Efeitos positivos
Os efeitos positivos dessa política econômica adotada nesses países também foram favorecidos por fatores internos e externos. No plano interno, dispunham de mão de obra barata e relativamente qualificada, condição para os baixos custos de produção interna que aumentaram a produtividade e a competitividade de seus produtos no mercado internacional. Foi essa expansão quantitativa e qualitativa do setor produtivo que garantiu a obtenção dos elevados saldos comerciais automáticos ou ditatoriais também garantiu a implantação da política econômica.
Durante a década de 1980, grandes investimentos do Japão e também dos próprios Tigres Asiáticos se dirigiram para outros países da região cuja economia também passou a crescer de maneira acelerada. Assim, países como Tailândia, Malásia, Indonésia, Filipinas e Vietnã se industrializaram rapidamente, tornando-se conhecidos por isso, com os Novos Tigres Asiáticos.