-> A série de fatos políticos na Rússia, vindos depois da autocracia russa e juntamente do Governo Provisório (Duma), tornou-se o estabelecimento soviético no comando dos bolcheviques. Sendo assim, o grande resultado foi a criação da União Soviética, que se estendeu até 1991. Todos estes fatos apresentados fazem parte da chamada Revolução Russa, que se originou por séries de diversos acontecimentos e ideais opostos.
-> As mentes responsáveis por essa Revolução na Rússia, são de grande importância e estão destacadas nesta postagem, juntamente com todos os acontecimentos que levaram a mudança de toda uma nação e seus ideais. Contudo, não esqueça de valorizar cada detalhe desta postagem sobre Revolução Russa, que lhe trará uma fácil compreensão.
Revolução Russa – Czarista
A fase inicial se mostrava com os trabalhadores rurais vivendo em extrema miséria e pobreza, tendo que pagar altos impostos para ter que manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O chamado Czar, era quem governava a Rússica com o poder absolutista, ou seja, este concentrava os poderes em suas mão não dando espaço para a democracia. Até os trabalhadores urbanos, que usufruíram os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com este governo czar.
Em 1905, Nicolau II se coloca de forma violenta e repressiva de seu governo. No conhecido dia chamado Domingo Sangrento, mandou seu exército para fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.
A partir daí se iniciava os chamados sovietes (Organização de trabalhadores russos) tendo seu líder chamado Lênin. E os bolcheviques se iniciavam para começar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.
Revolução Russa – Fases Opostas
Em Fevereiro de 1917 com a primeira fase da Revolução, que tirou a autocracia do Czar Nicolau II da Rússia, sendo o último Czar a governar, e procurou colocar em seu lugar uma república de cunho liberal. Já a A Revolução de Outubro em 1917, onde o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético.
Revolução Russa – Soviete de Petrogrado e o Governo Provisório
O chamado Governo Provisório teve início de diversas reformas liberais, inclusive a abolição da corporação policial e sua devida substituição por uma milícia popular. No entanto, os líderes bolcheviques, entre os quais estava Lênin, formaram os Sovietes em Petrogrado e outras cidades, estabelecendo assim o “Duplo Poder”: O Governo Provisório e os Sovietes.
Lênin foi o primeiro dirigente da URRS. Liderando os bolcheviques tomando o poder provisório russo, após a Revolução de Outubro de 1917. Lênin acreditava que a revolução provocaria rebeliões socialistas em outros países do Ocidente. Ao declarar as chamadas Teses de abril, Lênin declarou que os bolcheviques não apoiariam o Governo Provisório, e assim pediu a união dos soldados numa frente que viesse pôr fim á guerra imperialista (I Guerra Mundial) e assim começasse a revolução proletária, em escala internacional, ideia que seria fortalecida com a propaganda de Leon Trotski. Enquanto isso, Alexandr Kerenski fazia o fortalecimento moral das tropas.
A realização do Congresso Soviete de toda a Rússia, realizado em 16 de junho, foi criado um órgão central para a organização dos Sovietes: O Comitê Executivo Central dos Sovietes que organizou, em Petrogrado, uma grande manifestação, como demonstração de força.
Revolução Russa – O aumento do poder dos Bolcheviques
Com o aviso que seria acusado pelo governo de ser um agente a serviço da Alemanha, Lênin fugiu para a Finlândia. Em petrogrado, os bolcheviques enfrentavam uma imprensa agressiva e a opinião pública, que os acusava de traição ao exército e de organização de um golpe de estado. Em 20 de Julho, o general Lavr Kornilov tentou implantar uma ditadura militar, através de um fracassado golpe de Estado.
Na Finlândia Lênin iniciava seu plano de preparação para uma rebelião aramada. Havia chegado o momento em que o soviete enfrentaria o poder. Sendo Trotski, então presidente do Soviete de Petrogrado, quem encontrou a solução: Logo após a formação de um Comitê Militar Revolucionário, convenceu Lênin de que a rebelião deveria coincidir com o II Congresso dos Sovietes, convocando para o dia 7 de novembro, ocasião em que seria declarado que o poder estava sob o domínio dos Sovietes.
A Guarda Vermelha ocupou as principais praças da capital no dia 6 de novembro. Invadiu o palácio de Inverno, prendendo os ministros do Governo Provisório, mas Kerensky conseguiu escapar. No dia seguinte, Trotsky anunciou, conforme o previsto, a transferência do poder aos Sovietes.
Revolução Russa – O novo Governo
O chamado poder supremo, dentro da nova estrutura governamental, ficou para o Congresso dos Sovietes de toda a Rússia. As decisões aprovadas foram cumpridas e ficou ao cargo do Soviete dos Comissários do Povo, sendo o primeiro Governo operário e Camponês, que teria o caráter temporário, até chegar a convocação da Assembléia Constituinte. Lênin foi eleito presidente do Soviete, e Trotsky se tornou um comissário do povo e ministro das Relações com o exterior e, Stalin das nacionalidades.
Absolutamente Josef Stalin foi o dirigente máximo da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) de 1929 a 1953. Governando na base do medo, embora tenha convertido a URSS em duas das principais potências mundiais. Em 15 de novembro, o Soviete ou Conselho dos Comissários do Povo colocou o direito da autodeterminação dos povos da Rússia. Os bancos formam nacionalizados e o controle da produção entregue aos trabalhadores. A Assembléia Constituinte foi absolutamente dissolvida pelo poder do novo governo por representar a fase dos burgueses da revolução, já que fora chamada pelo Governo Provisório.
Em sua posição foi reunido o III Congresso de Sovietes de toda a Rússia. O congresso aprovou a Declaração dos Direitos do Povo Trabalhador e sendo explorado como uma introdução á Constituição, onde tinha início a República Soviética Federativa Socialista da Rússia (RSFSR).
Revolução Russa – Guerra Civil
Sendo assim, com este novo governo pôs fim á participação da Rússia na I Guerra Mundial, através de um acordo chamado de Brest-Litovsk que foi assinado em 3 de março de 1918. Este acordo provocou rebeliões internas que acabaram em 1920, quando o chamado Exército Vermelho derrotou o desorganizado e impopular Exército Branco anti-bolchevique.
Lênin e o Partido Comunista Russo comandaram e tomaram posse do controle do país. A 30 de dezembro de 1922, foi oficialmente constituída a União de Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Com ela seria reunida todos os territórios étnicos do antigo Império russo.
-> A finalização do tema sobre Revolução Russa não encerra aqui, pois logo abaixo há uma vídeo aula sobre todo este assunto abordado acima, tire suas dúvidas e aprenda ainda mais!
https://www.youtube.com/watch?v=ZRuIXArOHTI