fatocurioso.com.br

Qual a diferença entre poema e poesia

-> Ambos os termos do tema de hoje são de imenso valor e prestígio para com o nosso aprendizado cultural, cada um desses carrega formas e tipos de gêneros ao decorrer da história. A literatura brasileira é formada por grandes mentes que utilizaram da poesia, para contemplar vidas amorosas e fases históricas. Assim sendo, não perca e se informe sobre Qual a diferença entre poema e poesia.

-> Tanto as definições de poemas e poesias, como os grandes escritores estão destacados nesta postagem. Para mais dúvidas entre em contato que a nossa equipe os esclarecerá.


Qual a diferença entre poema e poesia – Definições

Qual a diferença entre poema e poesia: Poesia-> Esta contempla diferentes formas de expressão, podendo estar presente em músicas, artes plásticas e até mesmo em situações do nosso cotidiano. Estando associada a uma atitude e expressão criativa, e não a um gênero literário, em um tipo de definição mais ampla a poesia pode estar presente em vários tipos de manifestações artísticas e formas de ideais humanos. O experiente Manuel Bandeira deixou suas palavras á respeito do que é poesia:

“Eu, que desde os dez anos de idade faço versos; eu, que tantas vezes sentira a poesia passar em mim como uma corrente elétrica e afluir aos meus olhos sob a forma de misteriosas lágrimas de alegria: não soube no momento forjar já não digo uma definição racional dessas que, segundo regra a lógica, devem convir a todo o definido e só ao definido, mas uma definição puramente empírica, artística, literária”.

Manuel Bandeira


Qual a diferença entre poema e poesia: Poema-> É um gênero textual que apresenta elementos sua identificação, entre eles os versos, a musicalidade e o emprego de metáforas. Sendo por meio desta que ao passar da história da literatura universal, escritores se expressaram, buscando assim sempre a empatia do leitor. Para a realização desta os escritores usavam vários tipos de recursos estruturais tendo a intenção de desencadear emoções, seja através da voz do eu lírico ou de um eu biográfico. Os principais elementos do gênero lírico são a Poesia, Poema e o Soneto, estes termos são de grande valor para nosso conhecimento e cultura humana.

Memória

Amar o perdido
deixa confundido
este coração.

Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.

As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão

Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão.

Carlos Drummond de Andrade


Qual a diferença entre poema e poesia: O soneto-> Dê origem italiana o soneto é a forma fixa do poema, seguindo assim um molde literário rígido, é formado por quatro estrofes, sendo as duas primeiras quartetos e as duas últimas tercetos. É importante ressaltar que completamente todos os versos são decassílabos, ou seja, possuem dez sílabas poéticas. No Brasil, Olavo bilac, principal nome do parnasianismo, e Vinícius de Moraes, um dos grandes e principais representantes da poesia moderna da segunda fase, escreveram dois dos grandes e famosos sonetos de nossa literatura:

Ouvir estrelas

“Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto…

E conversamos toda a noite, enquanto
A via-láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: “Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?”

E eu vos direi: “Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas.”

Olavo Bilac


Soneto de Fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinicius de Moraes


Qual a diferença entre poema e poesia

Leia mais, +20 Fatos Curiosos.

Sair da versão mobile