fatocurioso.com.br

Qual a diferença entre luneta e telescópio

->Com certeza se você é um curioso sobre estrelas, corpos celestes, satélites e muitas outras espécies e características sobre o espaço, pois com certeza você já teve ou têm dúvida sobre Qual a diferença entre luneta e telescópio. A missão deste post é destacar, explicar e te ensinar sobre o que é um telescópio e uma luneta, que são e que foram instrumentos importantíssimos dos astrônomos durante todas história.

->Além de citarmos a diferença desses dois instrumentos, mostraremos a capacitação, limitação, tamanho ideal, origem, detalhes. Quem sabe se depois deste post, você se interesse sobre astros que são incríveis, a observação deles é realmente um relaxante natural para todos.

Qual a diferença entre luneta e telescópio – Origem

Diversas teorias a respeito de quem seja o inventor do primeiro instrumento para a observação dos astros. No ano de 1609, Galileu Galilei provavelmente teria montado a primeira luneta (telescópio refrator) para a observar e contemplar o céu para estudo. Pois, até aquele presente momento as descobertas e estudos eram realizadas por olho nu, no entanto um ano antes desses fatos um alemão chamado Hans Lippershey,que foi naturalizado holandês fez um instrumento para ver objetos a longa distância, tendo seu objetivo para o potencial bélico.

Depois de alguns anos se passarem, em 1668 o cientista da Inglaterra Isaac Newton substitui a lente do telescópio por um tipo de espelho côncavo, sendo assim o primeiro telescópio refletor. Sendo que este modelo de telescópio é o mias usado por amadores astrônomos, fora estes modelos os telescópios podem ser catadióptricos, que têm lentes e espelhos combinados. Todas estas características servem também para ver Qual a diferença entre luneta e telescópio.


Qual a diferença entre luneta e telescópio – Diferenças

Telescópio

 

– Telescópio

Desde satélites, galáxias, planetas, astros do mais tipos variados, corpos celestes todos estes podem ser observados pelo instrumento chamado Telescópio. Esta palavra vêm do grego “tele”, longe e “scopio”, observar. Muitas pensam que o telescópio aumenta ou dá zoom aos objetos desejados, ao contrário ele permite captar um bom número de luz para nossa pupila, então assim dá para enxergar objetos com brilho bem fraco, que são impossíveis de serem vistos a olho humano.


Luneta

-Luneta

Como o telescópio a Luneta têm a precisão de ver objetos distantes. Porém, ela possui um tipo chamado refrator, que utiliza uma lente objetiva e possui uma excelente definição. Já os refletores usam espelhos, que fogem um pouco do foco e dificultam a qualidade da imagem assistida. Sendo assim a Luneta não deixa de ser um telescópio, pois a lente dela é diferente e têm alta definição.


Leia mais, Qual a diferença de mau e mal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile