O conjunto dos seres vivos de uma certa área, é compreendido como bioma sendo o verdadeiro conjunto de ecossistemas terrestres. É dentro da biosfera que podemos encontrar e distinguir os biomas, associações relativamente homogêneas de plantas, animais e outros seres vivos com equilíbrio entre si e com um meio físico. Sendo assim, nossa equipe escolheu dentre todos os biomas, os mais comuns de nosso país (Caatinga e Cerrado) e destacando Qual a diferença de caatinga e cerrado.
A palavra bioma foi originada por um ecólogo americano, que mostrou que o bioma é como uma comunidade de plantas e animais, normalmente de uma mesma formação. Desde quando foi criado, bioma vêm sofrendo modificações e alterações.
Sendo que, os biomas terrestres são formados por três grupos de seres, sendo os vegetais, animais e os fungos e as bactérias. O conjunto de ecossistemas constitui um bioma, e o conjunto de todos os biomas da terra constitui a biosfera do nosso planeta.
Qual a diferença de caatinga e cerrado – Definições
Caatinga->É um bioma especialmente do Brasil sendo o mais expressivo da região Nordeste, ocupando 10% em parte ou no todo, os Estados do Ceará, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, além de pequenas áreas do Maranhão e de Minas Gerais. Dentro deste bioma, existem cerca de 900 tipos de espécies de plantas, sendo elas: Amburana, aroeira, umbu, baraúna, maniçoba, macambira, mandacaru, juazeiro, mandioca e caju, e uma grande diversidade de fauna, abrigando centenas de espécies entre aves, mamíferos e peixes.
Suas características mais marcantes são ter os solos rasos, clima quente, chuvas irregulares e, ainda, apresenta um grande nível elevado no índice de evaporação, a Caatinga é um meio ambiente vulnerável. Deve ser respeitado o equilíbrio desse bioma com um grande cuidado por estar localizado numas das regiões semi-áridas com maior pressão demográfica do mundo, contendo baixo IDH e por ser historicamente um lugar com grande desigualdade socioeconômica.
Cerrado->Nos dias atuais é considerada a savana mais rica do mundo em biodiversidade, o cerrado do Brasil constitui, uma grande variedade de paisagens, contendo mais de 10.000 espécies de plantas e 1.575 qualidades de animais. Com uma vegetação que vai do campo seco ás matas de galeria, entre chapadas e vales. Este incrível bioma se estende por uma vastidão de 2 milhões de km² (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Piauí e Distrito Federal, além de ser encontrado também em trechos de outros sete estados brasileiros), ocupando um quarto do território nacional.
O cenário atual do cerrado é caracterizado por viver uma forte expansão desordenada da fronteira agrícola, que já ocupa cerca de metade da região. As devastações que estão ocorrendo atualmente põe em total risco uma região que é o berço das águas das principais baicas hidrográficas brasileiras, além de base da sobrevivência cultural e material de extrativistas, indígenas, quilombolas e produtores familiares agroextrativistas e geração de renda.