Nos ambientes empresariais um dos problemas mais frequentes e comuns é a chamada falha de comunicação. Sendo que, com toda a certeza o e-mail representa parte da comunicação, podendo ser visualizado como uma excelente maneira de evitar problemas, transtornos e contribuir com a organização que você está incentivando. Saiba como conduzir sua situação da melhor forma através do tema de hoje, sobre Passos para escrever um e-mail formal.
Certamente um e-mail escrito de um jeito formal adequadamente para fins corporativos, deve possuir mais que boas regras de etiqueta, ele consegue informar de uma forma objetiva e ir de exato no que você quer, sem que o destinatário fique confuso e precise fazer muito esforço. Os devidos Passos para escrever um e-mail formal estão aqui, sendo assim não perca esta postagem e fique mestre na arte da comunicação.
Usar um endereço de e-mail corporativo->Este deve ser uma variação do seu verdadeiro nome, não qualquer nome de usuário ou apelido. Faça todo o possível usando pontos, hifens ou travessões para conseguir o e-mail mais parecido com seu nome. Sendo assim, nunca use um e-mail que não seja profissional, pois ninguém te levará a sério.
Escreva um título objetivo que chame a atenção->Seja claro o suficiente mesmo para alguém que desconheça você completamente. Se possível, insira a palavra central do seu assunto que fará com que tudo fique claro.
Usar comprimentos adequados->Sempre que possível dirija-se ao destinatário pelo seu nome. Empregando o pronome de tratamento (Sr., Srª, Vossa Srª, Exmo., etc) seguido pelo nome e vírgula. Também podendo usar a palavra “prezado”, lembre-se de utilizar o nome completo da pessoa – a menos que você já tenha uma certa intimidade com a pessoa.
Articule bem o seu e-mail mostrando a oportunidade que você precisa->Fale o porquê da sua necessidade de contato, sua necessidade, desejo trabalhista e assim por diante. Acompanhe o exemplo a seguir
Meu nome é João da Silva. Estou entrando em contato para solicitar o cargo de assistente administrativo, conforme descrito no endereço eletrônico da CarreiraXYZ.com.
Seja direto e objetivo com as palavras->Monte sua mensagem em parágrafos orientados por tópicos, não de detalhes demais, seja específico. Obedeça as seguintes instruções:
1)O e-mail não deve ter mais que 5 parágrafos, cada um com no máximo 5 frases.
2)Adicione uma linha em branco entre cada parágrafo; a tabulação não é necessária e provavelmente se perderá na transferência.
3)Evite linguagem informal.
Passos para escrever um e-mail formal – Finalizando
Logo após todos os nossos Passos para escrever um e-mail formal, agora é somente com você. Faça um teste rápido, e escreva um e-mail solicitando algo simples e envie para você mesmo, após algumas horas abra-o e verifique se você realmente entende o que está nele. Para mais dúvidas entre em contato com a nossa equipe.