fatocurioso.com.br

O que foi o New Deal

O que foi o New Deal? De início, governo dos Estados Unidos pouco fez para combater a crise, seguindo a política liberal adotada até então de não intervenção do governo na economia. Isso se modificaria, porém, coma eleição de Franklin Delano Roosevelt para a presidência do país. Nos primeiros anos de seu longo governo (de 1933 a 1945), Roosevelt foi o principal defensor de um conjuntos de medidas adotadas pelo país para superar a crise, que ficou conhecido como New Deal ( Novo Acordo). Tratava-se de um programa socioeconômico inspirado nas ideias do economista inglês John Maynard Keynes (1883 – 1946).

As ideias presentes no New Deal rompiam com os princípios tradicionais do liberalismo econômico, que tinham marcado a administração dos presidentes estadunidenses durante a prosperidade dos “anos felizes“. O New Deal era um programa misto, que procurava conciliar as leis de mercado e o respeito pela iniciativa privada com a intervenção em vários setores da economia. Entre as principais medidas adotadas pelo New Deal estavam:

Preços:  O controle dos preços de produtos agrícolas passou a ser feito pelo governo;

Empréstimos: Concessão dos empréstimos aos fazendeiros arruinados para que pagassem suas dívidas e reordenassem a produção;

Obras Públicas: Realização de diversas obras públicas com o objetivo de criar postos de trabalho para milhões de desempregados;

Salário-desemprego: Criação de um salário-desemprego para aliviar  a situação de miséria dos desempregados;

Preços e produção: Limitação dos preços e produção às exigências do mercado, para garantir os interesses industriais.

Salários e jornadas de trabalho: Fixação de salários mínimos e limitação das jornadas de trabalho, em benefício dos trabalhadores.

O que foi o New Deal

O que foi o New Deal – Resultados do Programa

A política econômica do New Deal não alcançou todo o sucesso esperado, mas conseguiu controlar relativamente a crise econômica e os violentos conflitos sociais que ela gerava. A partir de 1935, a economia dos Estados Unidos voltou a se fortalecer e aos, poucos, as consequências da crise foram superadas.

Por adotar ideias Keynesianas em seus programas de apoio aos desempregados, como na instituição de salário mínimo, por exemplo, as ações do New Deal costumam ser consideradas das precursoras do Estado de bem-estar social (wefare state), que se desenvolveria depois da Segunda Guerra Mundial em alguns países da Europa Ocidental.

O que foi o New Deal – Franklin Delano Roosevelt

Leia mais, Crise capitalista e regimes totalitários.

Sair da versão mobile