->Nosso corpo é cheio de funções de controle, dentre todas elas neste post vamos destacar sobre O que é sistema nervoso, e qual sua função. Não se preocupe, pois será uma explicação de forma bem simples e objetiva com o jeito mais fácil de entender por isso não perca!
->O sistema nervoso é formado por muitos componentes especiais, que estão destacado logo abaixo. Tendo variações e funções cada um desses, completando um ciclo pelo nosso corpo.
O que é sistema nervoso – Definição e Função
Dê uma forma objetiva e simples o sistema nervoso do nosso corpo é caracterizado por se responsabilizar pelas funções de controle em um organismo, coordenado e ajustando as atividades corporais e físicas. O neurônio é a uma das ferramentas principais deste sistema. E é pelo neurônio que vamos iniciar nossa explicação mais detalhada, sobre este assunto.
Neurônio – Função
->Este recebe a função de ser a unidade funcional do sistema nervoso. Os neurônios comunicam-se através de sinapses, sendo assim por meio desses propagam-se os impulsos nervosos. Na forma anatômica o neurônio é composto por: Dendrito, corpo celular e axônio. Este tipo de transmissão acontece apenas no sentido do dendrito ao axônio.
-> O nosso sistema nervoso é composto pelos Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico, sendo assim vamos iniciar a explicação sobre estes dois:
O que é sistema nervoso – Sistema Nervoso Central
-> Os Principais componentes e as funções do Sistema Nervoso Central são:
Medula Espinhal
-> Esta por sua vez recebe a função de ser o centro dos arcos reflexos. Encontra-se organizada por segmentos como: Região cervical, lombar, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral. Sendo que, é uma estrutura comandada pelo cérebro, no entanto pode agir independente dele.
Cérebro
-> O cérebro têm como função ser relacionado com a maioria do desempenho do organismo como ser um receptor de informações visuais nos vertebrados, movimentos do nosso corpo que precisam de coordenação de um grande número de partes do nosso corpo. Sendo assim, o cérebro é defendido pelas meninges: Pia-máter, Dura-máter e Aracnóide.
-> O chamado encéfalo presente nos mamíferos é composto por: Telencéfalo (cérebro), Diencéfalo (tálamo e hipotálamo), Mesencéfalo (teto), Metencéfalo (ponte e cerebelo) e Mielencéfalo (bulbo).
Bulbo ou medula oblonga
-> Este têm a facilidade de se relacionar com a respiração e é considerado um centro cheio de vitalidade. Também têm relação com os reflexos cardiovasculares e transmite as informações sensoriais e motoras.
Cerebelo
-> O chamado cerebelo têm a responsabilidade de controlar o motor. A organização simples do cerebelo é praticamente a mesma de todos os que possuem vertebras, diferindo apenas no número das células e os graus de enrugamento. Os cientistas concluíram mais recentemente que a maior e principal função do cerebelo é a coordenação sensorial.
Ponte
-> Este é de um valor muito grande, pois sua função é a transmissão de informações da medula e do bulbo para o córtex cerebral. Fazendo assim conexão com centros superiores.
As principais divisões e funções do Sistema Nervoso Periférico são:
Sistema Nervoso Voluntário
-> Este faz relação com os movimentos voluntários. Os neurônios levam informação do SNC aos músculos do esqueleto, fazendo que passem nervos diretamente.
Sistema Nervoso Autônomo
-> Este faz com que os movimentos involuntários dos músculos como não estriado e estriado cardíaco, sistema endócrino e respiratório.
-> Sendo dividido em simpático e parassimpático. Estes têm as funções de antagônica sobre o outro. Sendo comandados pelo SNC, principalmente o hipotálo e atuam por meio da adrenalina e acetilcolina.
Leia mais, Significado do nome Kelly.