->Provavelmente você já deve ser te perguntado O que é cidadania, pois saiba que é um termo empregado por muitas pessoas dentre essas as que querem uma mudança na própria sociedade e pensamento ao próximo e nas futuras gerações. A missão deste post é resumir, exemplificar e te ensinar o que é cidadania, para isso preste atenção nesta incrível explicação.
-> A condição deste termo teve origem do latim ‘civitas’, cidade. Esta palavra estabelece um estatuto para todos os indivíduos de uma comunidade, ou seja, um país atribuindo assim os direitos e obrigações de uma constituição. Sendo assim, atribui um conjunto de leis e obrigações a serem seguidas pelo povo.
O que é cidadania – Explicação
A cidadania é um direito forma que indica a nacionalidade e qual estado pertence, como uma pessoa de cidadania brasileira. A verdadeira ampliação da cidadania veio do estudo clássico de T.H Marshall, cidadania e a classe social em 1950 e descreve o direito civil, político e social. Só começou a tomar um verdadeiro significado e peso, no final da 2 Guerra Mundial, depois de 1945 com o aumento social e a participação da população para que este movimento crescesse.
Em nosso país, a cidadania faz uma relação as conquistas dos direitos depois do término do regime militar que foi em 1985. Desse mesmo jeito, ela está bem distante de diversos brasileiros, sendo que a conquista dos direitos de uma forma geral não consegue esconder o drama de muitas e muitas pessoas em estado de miséria, desemprego, analfabetos e semianalfabetos.
O que é cidadania – Etapas
Nos países do Ocidente a cidadania tomou um corpo pelas etapas de T. H. Marshall, sendo três:
1. Civil: Os direitos à liberdade individual, expressão e pensamento e de interpretação de contratos, direito a justiça, que foi imposto desde o século 18;
2. Política: Participação no exército, poder político eleitor, direito de participação no exercício do poder político, autoridade pública, desde o século 19;
3. Social: Conjuntos dos direitos ligados ao bem-estar próprio, econômico e social, desde quando a segurança até o direto de compartilhar o nível de vida, todas estas desde o século 20.