-> A base escolar ou até mesmo em cursos técnicos, usa-se muito a chama notação científica. Este termo é de grande importância para a resolução de contas e exercícios matemáticos. Sendo assim, nossa equipe preparou este post sobre Notação Científica, com a missão de solucionar suas dúvidas neste assunto.
-> Dê uma maneira abrangente, simples e objetiva separamos por pontos as explicações sobre notação científica, se você tiver mais dúvidas faça contato imediato pelo nosso e-mail ou mesmo pelo facebook. Não perca!
Notação Científica – Definição
Se caracteriza por expressar números contendo valores imensos. No entanto, o grande segredo é a multiplicação de um número pequeno por uma potência de 10. Sendo que, a formação de uma Notação Científica, é m . 10 e, onde e significa a ordem de grandeza.
A transformação de um número de valor alto em notação científica, é necessário que você desloque a vírgula para a esquerda até o primeiro algarismo -> 200 000 000 000 » 2,00 000 000 000. Veja que a vírgula avançou 11 casas para o lado esquerdo, sendo assim em notação científica ficará 2.1011.
Se tiver valores bem baixos, então você deve mover a vírgula para a direita, e a cada casa diminuir 1 da ordem de grandeza -> 0,0000000586 » mova a virgula para direita » 5,86 (avanço de 8 casas) » 5,86 . 10-8
Notação Científica – Finalizando
Para o melhor aprendizado e fácil compreensão esta tabela mostra as potências na base 10. Sendo que, para que estes valores sejam realizados, você deve contar as casas conforme a potência. Se a potência for de valor positivo você anda para direita, se for negativo anda para esquerda.
Agora, basta você mandar bem nas avaliações escolares, vestibulares ou até mesmo para testes em empresas.
Leia mais, O que é um número ordinal e Fatos Curiosos