Conviver todos os dias com os efeitos de constantes transformações observadas nas paisagens, e esse processo ocorre de forma variada. Os elementos atuantes determinam a velocidade das mudanças. Por exemplo: imagine a ação da água da chuva em um terreno plano com cobertura vegetal nativa; em seguida, pense na mesma situação, mas em um terreno com elevado declive, no qual as atividades humanas tenham retirado a maior parte da cobertura vegetal sem qualquer projeto de proteção ambiental. A conclusão lógica, é a de que, no primeiro caso a mudança física será mais lenta. A modelagem terrestre se dá pela ação das águas, das geleiras, dos ventos, das temperaturas, das vegetações e do ser humano. Essas ações, em ritmos e combinações diferentes, desgastam as rochas e provocam o intemperismo. Compreender os Agentes externos da Terra , e as diversas estruturas do relevo é fundamental.
Quando observamos uma formação rochosa, raramente pensamos em todas as mudanças que ocorreram ali com o passar do tempo. Os minúsculos minerais que formam os blocos rochosos do relevo podem ser desagregados (separados), resultando na produção de areia ou argilas.
A desagregação das rochas pela oscilação da temperatura, também conhecida como ação mecânica, é classificada como intemperismo físico. Nas regiões desérticas da Terra, a ação do calor e do frio alternados produz a dilatação e a contração do material rochoso, resultando em um processo lento de esfoliação das rochas e na produção de pequenos grãos de areia que são transportados pelo vento.
No caso das regiões montanhosas, a água da chuva pode sofrer o congelamento após penetrar nas diáclase. Quando a água se congela, ocorre um aumento de seu volume, produzindo uma dilatação de pequenas fraturas. A repetição desse processo, associada à variação climática, resultará na fragmentação da rocha. Todas essas características fazem parte dos Agentes externos da Terra.
*O desgaste do material (meteorização), que pode ser provocado por diversos agentes naturais.
*O transporte dos sedimentos, resultante da ação das águas (chuvas, rios e mares), dos ventos e das geleiras;
*A deposição dos materiais.
Agentes externos da Terra – Erosão Eólica
A desagregação das rochas, denominada meteorização, também pode ocorrer por meio da ação dos ventos, sendo chamada de erosão eólica. Impulsionados pelos ventos, os minúsculos grãos de areia moldam as rochas segundo o seu nível de resistência, esculpindo formas diferentes.